O Grupo SACIA, consciente de que, só através da qualidade dos serviços prestados conseguiria manter um crescimento sustentado, desde logo criou uma estrutura dedicada aos serviços na área da qualidade. O LMEM (Laboratório de Metrologia e Ensaio de Materiais) equipou-se de forma a poder proporcionar às diferentes unidades de produção as calibrações dos equipamentos de inspecção, medição e ensaio utilizados na demonstração da qualidade dos produtos.
Dado este primeiro passo, de imediato surgiu a ideia de dar ainda maior credibilidade ao projecto.
Assim, numa decisão pioneira, o LMEM decidiu avançar para a Acreditação dos trabalhos de metrologia dimensional. Foi o primeiro laboratório pertencente a uma entidade privada a fazê-lo.
E em 1994 viu reconhecida a sua competência com a atribuição do Certificado de Qualificação nº 94/L114, emitido pelo IPQ - Instituto Português da Qualidade (actual M0016-IPAC).
Desde então o crescimento do LMEM tem sido constante.
Em 2001, é pedida ao IPQ a acreditação do ensaio de resistência ao nevoeiro salino neutro e da medição de espessuras de revestimentos, processo concluído com a atribuição do Certificado de Acreditação 02/L.320 (actual L0345-IPAC), afirmando-se assim, cada vez mais, como um laboratório de referência no seu âmbito de actividade, estando actualmente acreditado na área das calibrações e ensaios de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025.